O Sistema Operacional
Se você toma decisões sem saber muito bem por quê, e arrepende delas mais do que deveria, você deve se interessar pelo que eu estou escrevendo aqui.
Ou se você se vê fazendo coisas que nem mesmo decidiu fazer.
Quando você percebe, você está vivendo a vida em modo automatico, deixando de lado as coisas que realmente importam para você.
Pois é. Eu tenho esses problemas.
E faz algum tempo em que penso em como lidar com isso…
Mais especificamente, pensando sobre o próprio pensamento - sobre a forma como encaramos o mundo, e como isso altera o curso da nossa vida e do nosso quotidiano.
E eu cheguei a conclusão que tudo tem origem no meu sistema operacional.
O Sistema Operacional
Imagine que você acabou de comprar um celular novo.
Mas esse celular veio sem um sistema operacional instalado.
O celular seria inútil se você não pudesse usar Android, iOS ou até o Windows Phone nele.
O sistema operacional será o que vai permitir que você:
- Interaja com o hardware (câmera, touchscreen etc.)
- Baixe aplicativos para resolver problema específicos.
Agora considere que você também é composto de hardware e software.
Seu hardware é seu corpo: seu cérebro, seu pulmão, suas mãos, etc.
Seu sistema operacional?
É sua mente - consciente e subconsciente.
Vamos supor que a maioria das pessoas vêm ao mundo e passam os primeiros anos da vida dela construindo um sistema operacional que permite com que elas interajam com o próprio corpo.
Então na sua infância você vai aprender a engatinhar, depois a usar suas pernas, e logo estará correndo por aí, fazendo uso de todo o corpo de maneira complexa.
Um dos primeiros conceitos abstratos que você aprendeu foi a linguagem.
A lingua é um dos primeiros “aplicativos” que você instalou no seu sistema operacional com fim de fazer com que você se comunique com outros seres humanos.
E logo você foi pra escola, que é um “app store” da infância - onde você aprendeu a ler, operações matemáticas básicas, etc. etc, e muito provavelmente depois se encontrou na faculdade instalando “apps” muito mais complexos.
Se você gostou deste texto, deve estar interessado nos tópicos que escrevo (e leio) sobre.
Eu compartilho toda segunda feira um texto novo, junto de artigos e livros interessantes.
Experimente e veja se gosta:
Agora: diferente de um celular com sistema Android ou iOS em que você sabe exatamente quais são os aplicativos instalados, pode acessar eles facilmente, e se movimentar com fluidez entre diversas funções -
NOSSA MENTE É UMA BAGUNÇA!
Ela está mais para algo parecido aquele PC com Windows XP que sua tia usa, com milhares de vírus e um internet explorer com mais barras de navegação do que espaço para navegar do que algo organizado e eficiente.
E isso não pode ser bom pra você…
Vamos chamar agora esse sistema operacional do cerebro humano pelo nome que ele deve ser chamado:
Filosofia
A Filosofia é a maneira que você pensa, é como você encara o mundo, e como você escolhe empregar suas habilidades.
Filosofia normalmente é associada a tratados filosóficos ininteligíveis e impráticos.
Quem me conhece sabe que eu gosto de colocar como um ideal para minha vida o extremo oposto de ininteligível e imprático.
Pois bem: na verdade, é bem mais difícil fazer qualquer coisa sem filosofia. Ela é necessária para ser lúcido e eficaz.
Nós já sabemos que não é possível fugir do nosso sistema operacional. Ele necessariamente está ali controlando como interagimos com o mundo.
Agora, a escolha que você deve fazer é a seguinte: você quer viver com um sistema operacional ineficiente, confuso e cheio de “vírus”, ou quer viver com um sistema operacional que funciona bem?
Como um ser humano, você não tem escolha sobre o fato que você precisa de uma filosofia. Sua única escolha é se você define sua filosofia com um processo de pensamento consciente, racional e disciplinado, através de um sistema lógico escrupulosamente deliberado - ou, se você deixa o seu subconsciente acumular uma pilha de lixo, de conclusões duvidosas, falsas generalizações, contradições indefinidas, slogans indigestos, desejos não identificados, dúvidas e medos, unidos pelo acaso, mas integrados pelo seu subconsciente em um tipo de bastardo de filosofia - tudo fundido em um único e sólido peso: dúvida em sua própria capacidade, como correntes te amarrando onde as asas da sua mente deveriam estar.
As a human being, you have no choice about the fact that you need a philosophy. Your only choice is whether you define your philosophy by a conscious, rational, disciplined process of thought and scrupulously logical deliberation—or let your subconscious accumulate a junk heap of unwarranted conclusions, false generalizations, undefined contradictions, undigested slogans, unidentified wishes, doubts and fears, thrown together by chance, but integrated by your subconscious into a kind of mongrel philosophy and fused into a single, solid weight: self-doubt, like a ball and chain in the place where your mind’s wings should have grown.
Ayn Rand, Philosophy: who needs it?
Provavelmente viver uma vida tomando decisões não pensadas e aleatórias irá resultar em infelicidade, não-realização, desilusão e alimentar sentimentos tóxicos cuja origem você desconhece.
Se nesse ponto eu ainda não consegui te convencer que definir uma filosofia para sua vida é algo muito importante, e ela melhora sua vida significativamente, eu desisto.
Se você gostou deste texto, deve estar interessado nos tópicos que escrevo (e leio) sobre.
Eu compartilho toda segunda feira um texto novo, junto de artigos e livros interessantes.
Experimente e veja se gosta:
Como instalar um sistema operacional que funciona.
Isso não é muito fácil, mas é nossa única opção.
As pessoas com mais sucesso no mundo já fizeram isso.
Basicamente, a melhor forma de instalar um bom sistema operacional é copiando essas pessoas.
Leia o que elas leram. Leia o que elas escreveram. Escute entrevistas com elas ou sobre elas. Leia biografias.
Dessa maneira, você irá entender a forma como elas pensam (o sistema operacional delas). E logo você pode decidir por si mesmo como aplicar esse sistema operacional.
Você também pode pegar uma escola de pensamento e assumir ela como um sistema operacional. (Só tome cuidado para entender como pensar, não apenas copiar um pensamento sem entender seus pressupostos)
Até hoje, o melhor sistema operacional que eu encontrei para minha produtividade e bem estar é o Estoicismo.
Eu estou trabalhando todos os dias para o construir da melhor maneira possível, mas ele ainda é bem falho.
Eu encontrei algumas coisas que funcionam razoavelmente bem para mim em alguns sentidos, mas em outros estou aprendendo e iterando para descobrir como melhor me comportar.
O Estoicismo como sistema operacional
External things