A Fórmula de copywriting 6+1: (venda, não empurre)

A fórmula 6+1 é um modelo de copywriting para textos com um pouco mais de nuance que AIDA. Ela vai funcionar para gerar Atenção, Interesse, Desejo e Ação da mesma forma - mas faz isso de uma forma mais bem detalhada.

A Fórmula de copywriting 6+1: (venda, não empurre)

A fórmula 6+1 é um modelo de copywriting para textos com um pouco mais de nuance que AIDA. Ela vai funcionar para gerar Atenção, Interesse, Desejo e Ação da mesma forma - mas faz isso de uma forma mais bem detalhada.

Pra quem essa fórmula é mais útil:

  • Quem é inicante em redação publicitária (copywriting) e precisa de uma fórmula mais detalhada para escrever
  • Quem tem vergonha de ser vendedor demais, e empurrar seu produto/serviço para as pessoas
  • Quem oferece serviços de alto valor agregado, atrelados à reputação: consultoria de qualquer tipo, profissionais liberais, e afins.

É seu caso? Então vamos para a fórmula:

Contexto + Atenção + Desejo + A diferença + Solução + Call to Action + Credibilidade = SUCESSO!

Como qualquer outra fórmula, ela é basicamente uma sequência de argumentos utilizados para fazer as pessoas comprarem um serviço ou produto.

Essa é uma formula um pouco menos "vendedora" que outras, que tem espaço para nuance na hora de escrever.

Observação: Eu roubei (escandalosamente!) essa fórmula do Danny Iny, que a descreveu pela primeira vez na Smashing Magazine, em 2011. Aqui está o original.


Os passos são os seguintes:

Passo 1: Contexto

A primeira coisa que nós devemos fazer, antes de chamar atenção para qualquer coisa, é estabelecer um contexto.

Nós vamos responder a pergunta: "Quem é você, e por que você está falando comigo?"

Aqui você iria se apresentar rapidamente e colocar elementos de confiança junto, talvez alguma credencial (especialização), ou um cliente que trabalha com você.

Passo 2: Atenção

Assim que estabelecemos um contexto, nós podemos chamar a atenção das pessoas.

Existem diversas formas de chamar atenção. Uma delas é com uma afirmação chocante, (Você sabia que x% das pessoas têm problemas de xxxx?).

Acho que você já deve ter algum arsenal de argumentos interessantes para isso, não?

Passo 3: Desejo

Quem está vendo o vídeo já sabe quem nós somos e por que nós somos relevantes.

Eles já tem nossa atenção e talvez estejam cientes de algum problema.

Agora nós temos que fazer com que eles tenham um desejo muito forte pelo que queremos oferecer

Aqui nós desenhamos a imagem de como nosso produto ou serviço impacta positivamente na vida da pessoa.

Listamos como nosso serviço melhorou X atributo na vida de Y pessoa, fazemos promessas (que serão cumpridas!!), e estabelecemos um desejo de atingir esse mesmo resultado.

Passo 4: A diferença


Agora nós começamos a nos movimentar para levar as pessoas a tomarem alguma decisão - clicar em algum botão, enviar uma mensagem, marcar uma consulta - enfim.

Nós fazemos isso comunicando a diferença entre o que vai acontecer se eles ficarem parados, sem fazer nada, e o que vai acontecer se eles aproveitarem a oportunidade que estamos oferecendo.

O nome disso é estabeler a diferença.

A melhor forma de fazer isso é perguntar: e se nada mudar? O que isso vai significar para você?

Passo 5: A Solução

Não podemos deixar as pessoas sem saber o que fazer!

Uma vez que estabelecemos a diferença entre tomar ação e ficar parao, nós apresentamos a solução para os problemas.

É importante lembrar que nós devemos falar sobre a solução, e falar o suficiente sobre ela para que a pessoa entenda que funciona. Mas não se extender sobre isso.

Passo 6: Call to Action

Agora, nós precisamos estabeler uma única ação que desejamos que a audiência tome assim que termine de consumir o conteúdo.

Não é uma série de opções (ligue, mande um email, me siga no twitter).

Apenas uma ação.

E então nós pedimos explicitamente que a audiência tome essa decisão.

+ 1 passo: Credibilidade

Nós queremos manter nossa credibilidade.

Isso significa ser empático, mostrar que você entende a situação profundamente, e provar que você consegue o ajudar.

Nosso objetivo é colocar a credibilidade em todos os passos do texto/vídeo, para que ela seja construída lentamente, e no fim esteja estabelecida.